PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (PR-4 UFRJ 2017)
Existem fundamentos filosóficos, psicológicos e legais que sustentam a proposta da inclusão escolar. Para que o aluno tenha um atendimento capaz de melhorar sua comunicação e sua mobilidade, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz uso de recursos de Tecnologia Assistiva que ampliam a participação do aluno com deficiência nos desafios educacionais propostos pela escola. O AEE pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva, visando a realização de tarefas acadêmicas e a adequação do espaço escolar, EXCETOdo/da:
A) uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa, para atender às necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.
B) confecção de órteses e próteses que favoreçam o posicionamento durante a escrita.
C) adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos educandos, tais como engrossadores de lápis e tesouras adaptadas.
D) desenvolvimento de projetos em parceria com profissionais da arquitetura, engenharia, técnicos em edificações.
E) adequação de recursos da informática: teclado, mouse, ponteira de cabeça, programas especiais, acionadores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 72
Vamos para o Anterior: Exercício 70
Tente Este: Exercício 183
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia