PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (UFLA 2018)
A partir das reflexões propostas para o trabalho com a diversidade étnico-racial, Dias (2012), no capítulo intitulado “ Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres ”, identificou quatro princípios orientadores das práticas docentes na Educação Infantil. Em conformidade com a autora coloque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
( ) A coragem para enfrentar temas relativos à diversidade na educação infantil não se constitui um princípio identificado entre as egressas dos cursos de formação.
( ) Trabalhar com a diversidade étnico-racial, especialmente na educação infantil exige compromisso ético, político e religioso.
( ) É preciso considerar a ludicidade como fator importante na abordagem da diversidade étnico-racial na educação infantil.
( ) A diferença entre as pessoas não deve ser considerada como fator positivo, tal consideração está na contramão da política de identidade promovida pelas hierarquias entre as pessoas.
( ) A identidade étnico-racial não é socialmente construída, cabe aos professores da educação infantil impor entre as crianças a forma como esta identidade deve ser adquirida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – F – V – F– F
B) V– V– F – V – V
C) F – F – V – F – F
D) V – V – V – V – F
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 144
Vamos para o Anterior: Exercício 142
Tente Este: Exercício 494
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia