PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (COPERVE - UFSC 2018)
Considerando a avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar, identifique os itens que representam ações em consonância com práticas inclusivas e assinale a alternativa correta.
I. Avaliar constantemente as potencialidades e os interesses de todos que compõem a sala de aula, analisando o objetivo das atividades e dos conteúdos que são oferecidos considerando o desenvolvimento e as necessidades de cada estudante.
II. Avaliar o estudante com deficiência considerando o padrão de desenvolvimento da maioria dos estudantes da mesma sala de aula com a mesma idade. Assim, comparando-o com o padrão estabelecido de ritmo, aprendizagem e desenvolvimento, será possível pensar estratégias específicas.
III. Avaliar os estudantes com deficiência sem cobrar conteúdos específicos referentes ao ano que estão frequentando e indicar a aprovação automática, sem a necessidade de um processo avaliativo formal e sistematizado.
IV. Construir uma avaliação que considere o processo pedagógico envolvendo tanto os percursos dos estudantes como as estratégias oferecidas pelo professor e as relações estabelecidas no contexto escolar.
A) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
B) Somente os itens I e II estão corretos.
C) Somente os itens III e IV estão corretos.
D) Somente os itens I e IV estão corretos.
E) Somente os itens I e III estão corretos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56
Vamos para o Anterior: Exercício 54
Tente Este: Exercício 233
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia