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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 478

  • (Instituto Consulplan 2021)

A educação inclusiva concebe à escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças (...). (Ropoli et al, 2010, p. 9.) Considerando a avaliação das aprendizagens na perspectiva da inclusão, assinale a afirmativa INCORRETA.



A) No processo inclusivo, a mediação torna-se essencial para apoiar o educador na elaboração de práticas pedagógicas que vislumbrem as necessidades dos educandos.

B) A avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual visa ao conhecimento de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares durante o ano letivo de trabalho.

C) A avaliação da aprendizagem, no contexto inclusivo, voltada para a compreensão das necessidades educacionais de todos os educandos, aponta para ações que se aproximam dos procedimentos tradicionais.

D) No processo de inclusão escolar, as provas tradicionais tornam-se inválidas, pois o processo inclusivo oportuniza novos olhares sobre o processo avaliativo, os quais entendem as singularidades presentes em sala de aula e procuram compreender como ocorre a construção do conhecimento mediante os processos avaliativos.


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