PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
Considerando-se que Carvalho (2005) reconhece que a avaliação de alunos com deficiência nas escolas regulares se coloca como um desafio, é correto afirmar:
A) é importante avaliar os fatores que bloqueiam a aprendizagem, com vistas a identificar e operacionalizar estratégias pedagógicas a serem adotadas no atendimento clínico.
B) a avaliação como aferição do rendimento escolar aplica-se a qualquer aluno, com ou sem deficiência, pois evidencia as mudanças que precisam ocorrer.
C) do ponto de vista pedagógico, o diagnóstico clínico nem sempre oferece aos educadores as pistas do que devem fazer no âmbito pedagógico.
D) a avaliação clínica-pedagógica realizada pelo profissional do AEE, com vistas ao tratamento, busca as causas e faz prognósticos terapêuticos, ainda que não realize diagnósticos.
E) a avaliação diagnóstica do aluno com deficiência, com maior impacto na educação, fundamenta-se no modelo clínico em que se apontam os déficits do desenvolvimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 249
Vamos para o Anterior: Exercício 247
Tente Este: Exercício 374
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia