PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (FCC 2018)
Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1° ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso
A) promover práticas que ampliem o protagonismo das crianças indígenas e a submissão das crianças não indígenas.
B) assegurar que as crianças não indígenas sejam valorizadas em suas identidades étnicas, porque não cabe às crianças indígenas expressarem suas diferenças.
C) reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas.
D) fortalecer as crianças por meio de currículos e programas que desconsideram a cultura da comunidade indígena.
E) solicitar às crianças indígenas o retorno para as suas aldeias, para a garantia de sua educação.
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