Procura

PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 263

  • (UFPR 2019)

Com relação à inclusão no Ensino Superior público brasileiro, é correto afirmar:


A) As pesquisas atuais demonstram que a atuação da Psicologia no campo da Educação Superior pautada em estratégias coletivas e considerando as características sociais das populações-alvo de inclusão são essenciais para ampliar o poder de atuação dessa psicologia.


B) No Ensino Superior público brasileiro, os discursos de inclusão são proferidos pela gestão das universidades como mote para o processo de democratização dessas instituições, estando alinhados às políticas e práticas de inclusão.


C) A participação da Psicologia nas práticas atuais de acompanhamento de alunos que ingressaram pelas políticas de inclusão no Ensino Superior é baseada no modelo clínico, usando como estratégia as rodas de conversa e os plantões de acolhimento institucional por pares.


D) O sofrimento do aluno de inclusão no Ensino Superior está mais relacionado ao seu processo histórico de dificuldades e obstáculos ao longo de sua formação escolar do que com o ambiente universitário que, no atual estágio de desenvolvimento do Ensino Superior, é inclusivo.


E) As políticas de inclusão no Ensino Superior público são amplamente discutidas pela comunidade acadêmica, estando as diferentes instâncias institucionais sensíveis às condições dos alunos de inclusão, atendendo às suas dificuldades de forma ética e técnica no ambiente universitário.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 264

Vamos para o Anterior: Exercício 262

Tente Este: Exercício 426

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.94ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 15ms))