PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
De acordo com Ropoli (2010), uma escola é reconhecida como inclusiva, quando tem, como um dos seus princípios,
A) o reconhecimento da diversidade e a organização de agrupamentos de alunos com as mesmas características, promovendo melhor comunicação e entrosamento entre eles.
B) a seleção dos melhores alunos para que os professores trabalhem no sentido de desenvolver suas potencialidades e atendimento aos demais de acordo com suas dificuldades.
C) o reconhecimento dos alunos cuja identidade corresponde ao que a escola espera de cada um deles, dando a eles o devido destaque, ao mesmo tempo em que valoriza a produção de todos.
D) a abertura à diversidade e identificação e respeito às características de cada aluno, dando-lhes atenção e cuidado de acordo com suas necessidades educacionais especiais.
E) a garantia ao direito à diferença como resultante da multiplicidade e não da diversidade, porque entende que a diversidade é estática e a multiplicidade é ativa, dinâmica e produtiva.
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