PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
No documento Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações(MEC, 2002) está claro que a equipe pedagógica de atuação na classe hospitalar e no atendimento pedagógico domiciliar deverá ser composta por: professor coordenador, professor e profissional de apoio; sendo que o professor na classe hospitalar e no atendimento pedagógico domiciliar deve
A) propor os procedimentos didático-pedagógicos e as práticas alternativas necessárias ao processo ensino-aprendizagem dos alunos, bem como ter disponibilidade para o trabalho em equipe e o assessoramento às escolas quanto à inclusão dos educandos afastados do sistema educacional, seja no seu retorno, seja no seu ingresso.
B) auxiliar na organização do espaço e no controle da frequência dos educandos, contribuir com a adequada higiene do ambiente e dos materiais, a desinfecção concorrente e terminal dos mesmos, bem como o acompanhamento dos educandos para uso do banheiro e na alimentação em classe.
C) conhecer a dinâmica do hospital, bem como as técnicas e terapêuticas que envolvem cada uma das doenças, saber prestar os primeiros socorros quando tiver alguma urgência, antes mesmo da equipe médica chegar ao local.
D) ter sólida formação religiosa e pedagógica, preferencialmente em Educação Especial ou em cursos de Pedagogia ou licenciaturas, bem como especialização em Psicologia.
E) articular-se com a equipe de saúde do hospital, com a Secretaria de Educação e com a escola de origem do educando, com o intuito de definir demandas de aquisição de bens de consumo e de manutenção e renovação de bens permanentes.
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