Direito constitucionalSistema tributário nacional (2)
- (FGV 2022)
A sociedade empresária Deltaé devedora contumaz do imposto sobre a circulação de mercadorias e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).
Em razão do seu proceder, a Secretaria de Fazenda do Estado Alfa, com base na legislação estadual vigente, negou-se a fornecer autorização para que emitisse notas fiscais.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que o proceder da referida Secretaria é
A) lícito, considerando a necessidade de a atividade econômica ser desenvolvida com estrita observância da juridicidade.
B) lícito, considerando a necessidade de se ponderar os interesses de Delta com o interesse coletivo no recolhimento dos impostos.
C) ilícito, não sendo possível a utilização de meio indireto de cobrança de imposto, que afronte o livre exercício da atividade econômica.
D) ilícito, já que a negativa peremptória inviabiliza o exercício da atividade econômica, mas poderia ser exigida garantia real ou fidejussória do contribuinte.
E) ilícito, pois a negativa deveria ser condicional, estabelecendo alternativas para o contribuinte, a exemplo de programa de parcelamento, de modo a não obstar a atividade econômica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 183
Vamos para o Anterior: Exercício 181
Tente Este: Exercício 71
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito constitucional