Administração geralGestão estratégica
- (IF-SC 2015)
Conforme Maximiano (2011, p.62), o “planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa". No processo de planejamento estratégico, segundo Hooley et. al. (2011), umas das tarefas mais importantes é a definição da missão da empresa. Os autores destacam que a missão “… pode ajudar a gerar um senso de propósito comum e também proporcionar orientação sobre como as decisões serão tomadas e como priorizar a alocação de recursos no futuro". Conforme os autores, a missão da empresa é composta por cinco componentes a saber: intenção estratégica; definição do mercado; posicionamento competitivo; valores da empresa; e, competências distintivas.
Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com o significado de cada componente que integra a missão de uma empresa, apresentados por Hooley et. al. (2011)
(1) Intenção estratégica. ( ) Princípios orientadores
(2) Definição do mercado. ( ) Consumidores-alvo
(3) Posicionamento competitivo. ( ) Habilidades essenciais.
(4) Valores da empresa. ( ) Uma visão daquilo que você quer ser.
(5) Competências distintivas. ( ) Vantagem competitiva.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETAde associação, de cima para baixo.
A) 4, 3, 5, 2, 1
B) 4, 2, 5, 3, 1
C) 5, 2, 4, 1, 3
D) 2, 4, 5, 1, 3
E) 4, 2, 5, 1, 3
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 218
Vamos para o Anterior: Exercício 216
Tente Este: Exercício 183
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral