Direito constitucionalDireitos da nacionalidade
- (FUNIVERSA 2015)
No que se refere a direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta com base na interpretação dada pelo STF.
A) O cargo de ministro das Relações Exteriores é privativo de brasileiro nato.
B) Suponha-se que Carlos, brasileiro nato, resida há muitos anos no estrangeiro e precise adquirir a nacionalidade estrangeira como condição de permanência naquele território. Nesse caso, se ele obtiver a referida nacionalidade, perderá a nacionalidade brasileira.
C) Suponha-se que Pedro seja brasileiro nato e também possua outra nacionalidade originária de um país X (dupla nacionalidade). Nesse caso, Pedro poderá ser extraditado se praticar algum crime no país X.
D) Suponha-se que Antônio tenha nascido no estrangeiro, sendo filho de pai brasileiro e mãe estrangeira. Nesse caso, Antônio poderá optar, em qualquer tempo, depois de atingir dezoito anos de idade, pela nacionalidade brasileira originária, desde que venha residir no Brasil.
E) Suponha-se que Afonso tenha nascido em Portugal e pretenda se naturalizar brasileiro. Nesse caso, a CF autoriza a opção, mas exige a residência por quinze anos ininterruptos e a ausência de condenação penal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 107
Vamos para o Anterior: Exercício 105
Tente Este: Exercício 122
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito constitucional