Procura

DiversosDiversos (35)


EXERCÍCIOS - Exercício 448

  • (Instituto Consulplan 2021)

Determinada instituição de ensino, sem fins lucrativos, que não distribui patrimônio ou de renda, a título de lucro ou participação nos resultados e aplica integralmente no país seus recursos na manutenção de seus objetivos institucionais, bem como mantém escrituração de receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão, pretende não ser onerada com o pagamento de contribuição social de 20% incidente sobre a folha de salários. Entretanto, há a exigência disposta na Lei Ordinária Federal XXX/YY de apresentação da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação que a empresa não possui. Dessa forma, a União não acolheu sua pretensão e requer o pagamento da contribuição sobre a folha. A posição da União, com relação ao caso descrito, é:


A) Ilegal , porque só o legislador constituinte pode limitar imunidade tributária em desfavor do contribuinte.

B) Inconstitucional , porque os requisitos para gozo de imunidade só podem ser fixados por Lei Complementar.

C) Legal , uma vez que a entidade tributante pode fixar limitações para gozo de benefícios fiscais de sua competência.

D) Constitucional , eis que a partir da fixação da imunidade pelo legislador constituinte, cabe ao Ente Tributante fixar as exigências para seu gozo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 449

Vamos para o Anterior: Exercício 447

Tente Este: Exercício 76

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.65ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.26ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 6ms))