Procura

DiversosDiversos (35)


EXERCÍCIOS - Exercício 411

  • (UFPel-CES 2021)

“Os ‘homens de mil’ de Oliveira Viana, na verdade estavam bem longe do sentido moderno da burocracia, segundo a caracterização weberiana.” (ABRUCIO, PEDROTTI, PÓ, 2010). Esta afirmação diz respeito à análise da trajetória da administração pública brasileira, dando ênfase à discussão sobre a meritocracia no setor público. Nesse sentido, é correto afirmar que


A) os “homens de mil” eram coronéis que faziam a gestão em pequenos municípios, e detinham controle sobre uma jurisdição de mil habitantes.

B) quem ocupava os cargos públicos durante a época do Império e nas primeiras décadas da República eram homens sem formação acadêmica, indicados unicamente por critérios políticos.

C) a lógica meritocrática foi totalmente ausente na gestão pública brasileira no período anterior a 1930, tendo sido implementada a partir da reforma do DASP.

D) quem ocupava os cargos públicos durante o Império eram homens sem formação acadêmica, indicados unicamente por critérios políticos, situação que mudou com a Proclamação da República em 1889.

E) os ocupantes de cargos públicos de alto escalão durante o Império eram pessoas com excelente formação acadêmica, geralmente em universidades do exterior.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 412

Vamos para o Anterior: Exercício 410

Tente Este: Exercício 371

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.20ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 6ms))