Procura

Direito administrativoNoções gerais e desapropriação


EXERCÍCIOS - Exercício 97

  • (FGV 2014)

A Constituição da República, no Art. 5º, dispõe que é garantido o direito de propriedade, mas alerta que a propriedade atenderá à sua função social. O Estado pode intervir na propriedade de forma supressiva, caso da desapropriação, que consiste em procedimento de direito público pelo qual o poder público transfere para si a propriedade de terceiro. Em tema de desapropriação, é lícito afirmar que :


A) os concessionários de serviços públicos podem promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato.


B) a desapropriação confiscatória ocorre quando há cultura ilegal de plantas psicotrópicas, não havendo indenização prévia ao proprietário, sendo ressarcido apenas o valor venal do imóvel (sem benfeitorias), após avaliação judicial.


C) os Estados podem desapropriar bens da União e dos Municípios, quando houver interesse público, com prévia indenização.


D) bens móveis não podem ser desapropriados.


E) a desapropriação tem duas fases: a decretatória (com o decreto de interesse público feito pelo chefe do poder executivo) e executória (sendo imprescindível processo judicial no qual se discute o valor da indenização).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 98

Vamos para o Anterior: Exercício 96

Tente Este: Exercício 316

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.85ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.70ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 9ms))