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PedagogiaLei nº 9.394/96 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações


EXERCÍCIOS - Exercício 220

  • (IDECAN 2016)

A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996) definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o ensino fundamental e médio; entre esses aspectos estão a base nacional comum e parte diversificada. Acerca do exposto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entende‐se por base nacional comum, os conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e exercício da cidadania; e, nos movimentos sociais.
( ) A parte diversificada prevê o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Perpassa todos os tempos e espaços curriculares constituintes do ensino fundamental e do médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola.
( ) A parte diversificada é organizada em temas gerais, em forma de áreas do conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, selecionados pelos sistemas educativos e pela unidade escolar, colegiadamente, para serem desenvolvidos de forma transversal.
( ) A base nacional comum interage com a parte diversificada, no âmago do processo de constituição de conhecimentos e valores das crianças, jovens e adultos, evidenciando a importância da participação de todos os segmentos da escola no processo de elaboração da proposta da instituição que deve nos termos da lei, utilizar a parte diversificada para enriquecer e complementar a base nacional comum.
( ) Tanto a base nacional comum quanto a parte diversificada são fundamentais para que o currículo faça sentido como um todo, entretanto a base nacional comum e a parte diversificada constituem em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes.

A sequência está correta em


A) F, V, V, F, F.

B) V, V, V, V, F.

C) V, V, F, F, V.

D) F, V, V, F, V.


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