Educação físicaAtividade física recreação e lazer
- (Instituto Consulplan 2022)
A educação física deve proporcionar o máximo de vivências motoras, explorando todas as formas, direções, ritmos de movimento, incentivando o trabalho em dupla e em pequenos grupos. Além dessas vivências, não se pode deixar de esquematizar os conhecimentos que levem as crianças a agir criticamente rumo à autonomia e ao autoconhecimento. Por esse motivo, o Referencial Curricular do Estado do Paraná, no quadro sugestivo para a Educação Física, indica unidades temáticas como brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura, todas relacionadas a objetivos de conhecimento e de aprendizagem. Assinale a afirmativa em que os objetivos de aprendizagem que estão em acordo com os objetos de conhecimento estão expressos corretamente.
A) Jogos de aventura: arborismo de obstáculo, aipenkuit , huka - huka , idjassú, luta dambe, ngolo, musangwe.
B) Ginástica geral: esquema corporal, segmentos menores e maiores, órgãos do corpo, percepção sensorial, percepção motora.
C) Brincadeiras e jogos populares e tradicionais do mundo: bets , gude, ioiô, biboquê, pipa, pião, pula cena, perna de pau, cabo de guerra.
D) Reconhecimento do corpo: jogos gímnicos, movimentos gímnicos – balancinha, vela, rolamentos, paradas, estrela, rodante, ponte.
Vamos para o Anterior: Exercício 294
Tente Este: Exercício 8
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física