Educação físicaAtividade física recreação e lazer
- (Alternative Concursos 2021)
Analise o trecho do artigo a seguir: De fato
as ideias de que o esporte e as atividades de
lazer podem desempenhar um papel positivo
sobre a socialização de crianças e jovens não
são novas. Apenas para dar um exemplo,
citemos a experiência salesiana, produto do
século XIX, na qual se tentava trabalhar com
crianças "periclitantes", hoje diríamos em
situação de risco (BORGES, 2005). O
reconhecimento do esporte como canal de
socialização positiva ou inclusão social é
revelado pelo crescente número de projetos
esportivos destinados aos jovens das classes
populares, financiados por instituições
governamentais e privadas. São exemplares os
programas alternativos paralelos à educação
formal, de iniciação profissional e educação
através do esporte e do trabalho, que surgiram a
partir da década de 80, como oposição a
socialização exercida pelo crime organizado em
favelas (ZALUAR, 1994). Apesar do crescimento
no número de projetos com as características
mencionadas, a teorização existente sobre as
relações do esporte com grupos submetidos a
riscos ou marginalizados pela pobreza, não
parece atentar para o que diz respeito ao
entendimento das racionalidades locais dos
agentes do processo de intervenção, ou seja,
para as ações das crianças e jovens em relação
aos programas. (VIANA, J.; LOVISOLO, H.,
2011).
Considerando os princípios do esporte, pode-se
afirmar que o trecho do artigo refere-se,
principalmente, ao princípio:
A) Rumo a autonomia - Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na auto reflexão crítica para superar o modelo de esporte.
B) Inclusão de todos - Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, desenvolvendo habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.
C) Construção coletiva - Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte.
D) Respeito a diversidade - Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo, níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.
E) Educação integral - Este princípio se define pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.
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