Educação físicaAtividade física recreação e lazer
- (FUNCERN 2019)
O lazer faz parte da vida das pessoas na sociedade atual. A falta de espaço nas grandes cidades brasileiras confinou a maioria dos jogos de rua ao pátio da escola ou a aula de Educação Física. Também é crescente a influência da televisão, da mídia em geral e dos brinquedos eletrônicos no repertório de atividades das crianças e adolescentes. É preciso realizar uma reflexão sobre as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, e como isso influencia nas práticas sociais e culturais dos alunos, e nas ações pedagógicas dos docentes. Nesse sentido, ao abordar o jogo na perspectiva do lazer e qualidade de vida, o professor deve apresentar, nas suas aulas, alternativas e intervenções que priorizem os aspectos: conceitual, procedimental e atitudinal. Nesta perspectiva, é considerada atitude correta:
A) estimular os alunos a realizar os jogos e outras atividades físicas aprendidas nas aulas com amigos e familiares, fora do período normal de aulas, como finais de semana e nas férias escolares.
B) realizar projetos e programas envolvendo os alunos e que só possam acontecer no período do contraturno e dentro da escola. Assim os alunos realizarão as práticas de lazer sentindo-se seguros e protegidos na escola, compreendendo que as praças e parques das cidades são apenas para pessoas da comunidade, adultos ou que estão acompanhadas.
C) apresentar alternativas fora do contexto escolar, como praças, parques e clubes como espaços exclusivos para as atividades lazer, fazendo compreender que a escola é apenas local de aula e de práticas educacionais específicas.
D) considerar que desenvolver projetos, no contexto escolar, na perspectiva do jogo para o lazer, é apenas um paliativo nas tensões e nos estresses dos alunos, e uma forma de promover relaxamento e descanso e que essas ações, na escola, não têm relação com as atividades de lazer realizadas pelos alunos fora da escola, já que o objetivo não é o aprendizado e sim apenas a prática pela prática.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 97
Vamos para o Anterior: Exercício 95
Tente Este: Exercício 62
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física