Educação físicaAtividade física recreação e lazer
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Jogar e brincar se completam por meio de objetivos semelhantes, devido à ação de proximidade que acontece no momento em que essas atividades são praticadas, tornando significativa a aprendizagem, distante de serem entendidas como um simples meio de preencher o tempo ou de manter os alunos ocupados.
Com relação à concepção de jogo e brincadeira, assinale a alternativa incorreta
A) A concepção de jogo está integrada ao objeto, enquanto a brincadeira está integrada ao brinquedo. O jogo é uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras explícitas e apresenta uma finalidade mais definida por quem o pratica, deixando implícito ou explícito o ganhador.
B) Os jogos e brincadeiras em sala de aula atribuem significados e estabelecem relações entre objetos, personagens e enredos. Além disso, já a brincadeira exige esforço mental e contribui para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio abstrato.
C) A brincadeira se distingue por alguma estruturação e pela utilização de regras de maneira mais sutil, porém sem deixar de existir. Mesmo que imperceptíveis ao “olhar” da criança, ela se desprende das regras impostas e se apropria delas, mas de forma prazerosa, pois as brincadeiras recreativas têm regras simples e flexíveis, sendo as mais aceitas pelas crianças.
D) A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação externa, entediante. Porém o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos internos e a influência de parceiros, bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 170
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física