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PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 360

  • (FGV 2019)

Leia o trecho a seguir.

O conceito de competência marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35).

Além disso, desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos.

Adaptado de MEC, Base Nacional Comum Curricular, p. 13.

O conceito de competência que tem orientado a construção dos currículos nacionais e internacionais privilegia




A) o desenvolvimento de habilidades unidimensionais.

B) a formação de profissionais vinculados ao tradicionalismo pedagógico.

C) a mediação do professor-tutor na aplicação do conteúdo.

D) a capacitação combinada entre conhecimento, habilidades e atitudes.

E) o aperfeiçoamento do ensino liberal-tecnicista.


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