PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (2)
- (FGV 2019)
Leia o trecho a seguir.
O conceito de competência marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35).
Além disso, desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos.
Adaptado de MEC, Base Nacional Comum Curricular, p. 13.
O conceito de competência que tem orientado a construção dos currículos nacionais e internacionais privilegia
A) o desenvolvimento de habilidades unidimensionais.
B) a formação de profissionais vinculados ao tradicionalismo pedagógico.
C) a mediação do professor-tutor na aplicação do conteúdo.
D) a capacitação combinada entre conhecimento, habilidades e atitudes.
E) o aperfeiçoamento do ensino liberal-tecnicista.
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