Engenharia de softwareOrientação a objetos
- (FCC 2017)
Os princípios SOLID reúnem cinco boas práticas para projetos Orientados a Objetos-OO. O princípio S, que se refere ao Single Responsability Principle -SRP ou Princípio de Responsabilidade Única, indica que uma classe deve ter uma e, apenas uma, razão para mudar. Considere a classe Java abaixo.
public class UrnaEleitoral {
public void AdicionarCandidato(String nome, int numero, int partido) { }
public decimal CalcularTotalVotosCandidato() { }
public void CadastrarPartidos() { }
public void CadastrarEleitores() { }
public void CadastrarMesarios() { }
}
Com base no princípio SRP e nas boas práticas para projetos OO, é correto afirmar:
A) O SRP visa aumentar o acoplamento entre classes e separar responsabilidades como forma de melhorar o código da aplicação OO sendo desenvolvida.
B) A classe UrnaEleitoral tem acoplamento baixo, ou seja, tem um número pequeno de dependências e, portanto, fica mais sujeita a mudanças em decorrência de alterações em outras classes.
C) Uma classe com mais de um motivo para mudar possui mais de uma responsabilidade e apresentando dificuldade de manutenção, mas, por outro lado, tem maior facilidade de reúso e de coesão.
D) A classe UrnaEleitoral apresenta uma quebra do SRP, uma vez que possui responsabilidades que deveriam ser de componentes distintos do software .
E) Em um projeto com várias classes seguindo o padrão da classe UrnaEleitoral fica mais fácil manter a coesão em um nível mais alto ou em nível de componentes, pois o software fica com uma divisão clara de camadas.
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