Procura

DiversosDiversos (30)


EXERCÍCIOS - Exercício 118

  • (IF-MT 2018)

Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:


A) Integração das competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração via interesses dos alunos, buscando referência nas demandas sociais e, eventualmente, nas questões políticas.

B) Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares); integração por modalidades de ensino integral; integração por interesse de produção e controle de habilidades.

C) Integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração das políticas mais amplas, com respaldo em demandas sociais; integração por modalidades de ensino integral.

D) Integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por alternativas curriculares emancipatórias, considerando estudos com o cotidiano.

E) Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por projetos inovadores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 119

Vamos para o Anterior: Exercício 117

Tente Este: Exercício 283

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.73ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))