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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 378

  • (VUNESP 2020)

Para responder à questão, considere ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al] – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. (2010).
Em ambientes escolares excludentes, a identidade normalé tida sempre como natural, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provém do


A) processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.

B) crescimento nas discussões sobre a diversidade na escola, levando as pessoas a refletirem e respeitarem todas as pessoas em suas particularidades.

C) distanciamento das políticas públicas que determinam ações para prevenção às práticas de discriminação e preconceito contra as minorias.

D) diálogo entre pessoas da comunidade escolar para que as diferenças sejam enfatizadas como fatores de hierarquização natural na sociedade.

E) retrocesso dos sistemas inclusivos que pautam a necessidade de inclusão de pessoas em ambientes que deveriam ser exclusivos.


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