Procura

PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 151

  • (COSEAC 2018)

Question relate more specifically to the contents of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and matters of inclusion. All of them are in Portuguese.

A questão da pluralidade cultural é abordada no PCN no sentido de reforçar uma posição:


A) acrítica e excludente, pois entende que o homem branco, católico, morador do “sul-maravilha”, classe média, etc. não deve nunca ser contemplado em exemplos, permanecendo à margem da sociedade como é típico no Brasil

B) acrítica, mas antirracista, pois entende os estereótipos como fiéis à realidade e, portanto, não vê motivo para preocupação ou necessidade de qualquer atitude perante representações racistas no discurso pedagógico ou no material didático, por exemplo.

C) acrítica e racista, pois entende que a representação típica do discurso pedagógico e do material didático deve ser focada somente em um tipo de ser humano, de preferência europeu, branco e falante de uma variedade hegemônica, por exemplo.

D) crítica e antirracista, pois promove uma visão inclusiva ao entender como pernicioso o trabalho em sala de aula que exclui parte da população brasileira das representações étnicas e raciais no discurso pedagógico e no material didático.

E) crítica e inclusiva, pois entende que vivemos em uma democracia racial e, portanto, todos são sempre bem-vindos no convívio da sala de aula, não havendo observância de questões de racismo, por exemplo, nem no discurso pedagógico, nem no material didático.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 152

Vamos para o Anterior: Exercício 150

Tente Este: Exercício 399

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.64ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 7ms))