PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2020)
Para responder a questão, considere a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
João é uma criança com deficiência intelectual e foi matriculado no 1º ano do ensino fundamental. A coordenadora pedagógica informou que será realizada uma avaliação pedagógica, que tem como objetivo
A) elencar as potencialidades e as dificuldades do aluno para indicar o ano e a turma em que será matriculado, levando-se em consideração as dificuldades em acompanhar os tempos e ritmos de aprendizagem do grupo.
B) sistematizar os apoios necessários para que o aluno tenha acesso ao currículo com as adaptações de acordo com seu nível de limitação, bem como as adequações nas provas a serem realizadas.
C) considerar tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno, quanto as possibilidades de aprendizagem futura, prevalecendo os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas.
D) providenciar o mobiliário adequado para sua permanência, com qualidade, em sala de aula, bem como definir os períodos em que estará com a turma e com o professor especialista para atividades específicas no turno regular.
E) elaborar material adaptado para que o aluno tenha condições de aprender e se desenvolver no mesmo ritmo da turma, respeitando os tempos de assimilação e organização de conceitos do grupo.
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