Procura

PedagogiaLei nº 9.131 de 1995 - conselho nacional de educação


EXERCÍCIOS - Exercício 128

  • (VUNESP 2019)

A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Conforme o Parecer CNE/CEB no 20/2009, na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como


A) os conhecimentos produzidos pelos homens em diferentes épocas e culturas, que chegaram a nós como legado que deve ser preservado e reproduzido como garantia de uma sociedade melhor.

B) o conjunto de componentes ou disciplinas ensinados às crianças desde a infância, separados para facilitar sua abordagem e aprendizagem, mas ligados em sua condição essencial de patrimônio histórico- -cultural.

C) as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças.

D) as informações e os ensinamentos eleitos pela sociedade como indispensáveis para a formação plena de um cidadão consciente e reflexivo, em uma sociedade pautada pelo respeito às normas sociais vigentes.

E) as experiências vividas por cada indivíduo e sua transmissão aos demais participantes da sociedade, seja por meio do registro escrito ou pela comunicação em áudio ou vídeo, com a finalidade de se construir um país justo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 129

Vamos para o Anterior: Exercício 127

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.61ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 6ms))