PedagogiaLei nº 9.131 de 1995 - conselho nacional de educação
- (VUNESP 2019)
A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Conforme o Parecer CNE/CEB no 20/2009, na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como
A) os conhecimentos produzidos pelos homens em diferentes épocas e culturas, que chegaram a nós como legado que deve ser preservado e reproduzido como garantia de uma sociedade melhor.
B) o conjunto de componentes ou disciplinas ensinados às crianças desde a infância, separados para facilitar sua abordagem e aprendizagem, mas ligados em sua condição essencial de patrimônio histórico- -cultural.
C) as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças.
D) as informações e os ensinamentos eleitos pela sociedade como indispensáveis para a formação plena de um cidadão consciente e reflexivo, em uma sociedade pautada pelo respeito às normas sociais vigentes.
E) as experiências vividas por cada indivíduo e sua transmissão aos demais participantes da sociedade, seja por meio do registro escrito ou pela comunicação em áudio ou vídeo, com a finalidade de se construir um país justo.
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