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PedagogiaLei nº 9.131 de 1995 - conselho nacional de educação


EXERCÍCIOS - Exercício 123

  • (VUNESP 2019)

O Parecer CNE/CEB nº 20/2009, em seu item 9, enfatiza a importância da “busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças”. A esse respeito, estudos e pesquisas realizados de meados do século XX em diante levaram a conceber a relação entre o ensino e a aprendizagem como dialética e dialogal em todas as etapas da educação escolar. Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, evidencia-se, de modo iniludível, o que na verdade ocorre em todo o processo educacional, ou seja, é impossível ao professor ensinar a seus alunos sem



A) avaliação diagnóstica e formativa daquilo que os alunos já sabem a respeito do que está em estudo, de modo a acompanhar e favorecer o avanço de suas aprendizagens.


B) recursos tecnológicos que possam competir com aqueles que, no cotidiano dos alunos, cativam sua atenção e interesse, molas propulsoras de aprendizagem.

C) apoio das famílias e da administração das escolas, no sentido de colocar limites ao comportamento de crianças e adolescentes, cuja indisciplina os impede de aprender.


D) remuneração condizente com suas funções, as quais exigem atualização constante e fruição cultural, o que demanda recursos financeiros.


E) reconhecimento social por parte das famílias e da sociedade como um todo, o que induz os alunos, crianças e jovens a respeitarem o professor e seus ensinamentos.


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