PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (VUNESP 2019)
Broitman e Itzcovich (In PANIZZA, 2006) comentam que “muitas propostas didáticas apresentam, a partir de seus fundamentos, a ideia de que ensinar matemática deve servir para a vida cotidiana ou para aprender a se desenvolver melhor o espaço físico. Essas ideias põem em jogo o debate sobre a finalidade do ensino da geometria. Adotam, na nossa perspectiva, uma concepção instrumentalista do ensino da matemática (...) que faz perder de vista a matemática como produto cultural”. Para Broitman e Itzcovich, a motivação principal do ensino da geometria não deveria ser a ‘utilidade prática’, mas
A) o estímulo à criação e à inventividade.
B) o preparo do aluno para estudos posteriores.
C) o desafio intelectual que ela mesma encerra.
D) o fato de ser o único caminho para o pensamento abstrato.
E) a possibilidade de articulá-la a conteúdos de outras disciplinas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 461
Vamos para o Anterior: Exercício 459
Tente Este: Exercício 68
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia