Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 219

  • (CETRO 2008)

Lia é professora-coordenadora numa escola estadual que fica no centro de uma cidade de médio porte. Numa reunião de horário de trabalho coletivo, os professores do Ensino Médio noturno iniciaram uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem que praticavam na escola. Uns diziam que é a formativa porque realizavam inúmeros testes e provinhas, ao longo do bimestre, os quais eram, então, corrigidos e transformados na nota a ser lançada na escrituração escolar. Outros argumentavam que não, afirmando que a avaliação formativa não aplica provas, não dá notas, não reprova e que, então, na escola que temos, não dá!
Lia entrou na discussão e disse que, no entender dela, em todas as falas deles havia argumentos válidos. Propôs que lessem e debatessem "O Jogo do Contrário" para checarem este conceito no pensamento de Hoffmann (2005) que,


A) discordando de Hadji, atribui o caráter formador ao tipo de instrumento utilizado para realmente poder acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos, por meio de produções discursivas.

B) concordando com Luckesi, chama de avaliação formativa toda avaliação que tiver a intenção amorosa de ajudar o educando a desenvolver-se e a aprender a aprender, não importando nem instrumentos nem intervenções diferenciadas.

C) concordando com Hadji e com Luckesi, atribui papel decisivo, neste conceito, à prática da observação atenta e tecnicamente orientada por critérios derivados dos objetivos, para acompanhar o processo de formação do aluno, com consistência.

D) concordando com Hadji, coloca a essência da avaliação formativa na consciência e no compromisso do professor de buscar, junto aos alunos, o progresso de suas aprendizagens, com as intervenções pedagógicas pertinentes a cada caso, numa postura mediadora.

E) se distanciando bastante de outros autores, atribui o papel formador da avaliação à clareza dos critérios e ao rigor das exigências do professor competente, preparando os educandos para seguirem aprendendo, no contexto globalizado, fortemente competitivo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 220

Vamos para o Anterior: Exercício 218

Tente Este: Exercício 22

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.37ms))((ts_substr_im=3.13ms))
((total= 9ms))