PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (VUNESP 2019)
No livro Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro afirma que “estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isso. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim”. Subjacente a essa dificuldade, está a ideia, criticada pela autora, de que
A) o processo de aquisição é dividido em fases, a saber: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.
B) as crianças são, desde muito cedo, construtoras de diferentes conhecimentos.
C) a instituição social criada para controlar o processo de aprendizagem é a escola; logo, a aprendizagem deve realizar-se na escola.
D) a leitura e a escrita são aprendidas em diferentes contextos, em que as crianças aprendem pelos usos sociais dessas práticas.
E) a linguagem é compreendida como um sistema de representação; logo sua aprendizagem se dá pela apropriação de um novo objeto de conhecimento.
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