PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (COPESE - UFT 2019)
Dois professores de Matemática da Escola Municipal Presidente Epitácio estão na semana de planejamento e preparam as aulas para serem ministradas no mês seguinte. Numa das conversas o professor Rafael alega que trabalha os conteúdos programáticos tal qual constam no plano. Já o professor Miranda interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tais conteúdos e não outros. Acerca das concepções do currículo escolar dos dois docentes, analise as afirmativas a seguir. I. O professor Rafael aproxima-se mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. O professor Miranda aproxima-se mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. Os professores Rafael e Miranda traduzem concepções próximas às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Considerando-se essas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 439
Vamos para o Anterior: Exercício 437
Tente Este: Exercício 461
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia