PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FURB 2019)
Para Ghiraldelli Jr (2000), os séculos XIX e XX, no Ocidente, assistiram a três grandes revoluções em Teorias Educacionais. Tais revoluções encontram seus melhores representantes nos nomes de Herbart, Dewey e Paulo Freire. O autor aponta ainda as Teorias Pós-Modernas como uma quarta revolução. Em relação às 4 perspectivas educacionais, relacione a primeira coluna, de acordo com a segunda:
Primeira coluna:
1- Teoria Educacional de Herbart.
2- Teoria Educacional de Dewey.
3- Teoria Educacional de Paulo Freire.
4- Teoria Educacional Pós-Moderna.
Segunda coluna:
( ) Sua didática se apresenta com: vivência e pesquisa, temas geradores, problematização, conscientização, ação política.
( ) Sua didática se apresenta com: preparação, apresentação, associação, generalização, aplicação.
( ) Sua didática se apresenta com: apresentação de problemas, articulação entre os problemas apresentados e os problemas da vida cotidiana, discussão dos problemas através de narrativas tomadas sem hierarquização epistemológica, formulação de novas narrativas, ação cultural, social e política.
( ) Sua didática se apresenta com: atividade e pesquisa, problemas, coleta de dados, hipóteses ou heurística, experimentação ou julgamento.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
A) 3 – 1 – 2 – 4.
B) 1 – 2 – 3 – 4.
C) 4 – 2 – 3 – 1.
D) 2 – 1 – 4 – 3.
E) 3 – 1 – 4 – 2
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 456
Vamos para o Anterior: Exercício 454
Tente Este: Exercício 339
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia