PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FGV 2019)
As opções a seguir apresentam situações escolares que favorecem a formação do pensamento lógico-matemático, à exceção de uma .Assinale-a.
A) Distribuição de materiais , pedindo que as crianças levem a quantidade suficiente para cada um dos colegas, fazendo intervenções sobre se a quantidade é suficiente, se faltam ou sobram objetos ou, ainda, como pode ser feito para que não sobre nenhum material.
B) Ensino de conservação do número com o auxílio de correspondência um a um , colocando duas fileiras com a mesma quantidade de objetos (contudo, em uma das fileiras os objetos deverão estar mais afastados entre si e, portanto, ocupando maior espaço) e ligando cada elemento de um grupo a um elemento de outro grupo.
C) Manutenção de quadros de registro , indicando a quantidade total de crianças da turma, bem como os estudantes que estão presentes e ausentes em sala de aula.
D) Arrumação da sala de aula , em que as crianças devem separar e categorizar os objetos a partir de critérios; o docente pode rotular caixas, representando, com imagens e números, a quantidade de objetos que nelas devem ser guardados
E) Votação para atividades do cotidiano , como escolha de um nome para a turma ou de uma brincadeira a ser realizada. Tal atividade tem a função de comparação de quantidades, mas também torna os estudantes participantes das decisões coletivas, favorecendo a autonomia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 397
Vamos para o Anterior: Exercício 395
Tente Este: Exercício 455
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia