Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 396

  • (FGV 2019)

As opções a seguir apresentam situações escolares que favorecem a formação do pensamento lógico-matemático, à exceção de uma .Assinale-a.



A) Distribuição de materiais , pedindo que as crianças levem a quantidade suficiente para cada um dos colegas, fazendo intervenções sobre se a quantidade é suficiente, se faltam ou sobram objetos ou, ainda, como pode ser feito para que não sobre nenhum material.


B) Ensino de conservação do número com o auxílio de correspondência um a um , colocando duas fileiras com a mesma quantidade de objetos (contudo, em uma das fileiras os objetos deverão estar mais afastados entre si e, portanto, ocupando maior espaço) e ligando cada elemento de um grupo a um elemento de outro grupo.


C) Manutenção de quadros de registro , indicando a quantidade total de crianças da turma, bem como os estudantes que estão presentes e ausentes em sala de aula.


D) Arrumação da sala de aula , em que as crianças devem separar e categorizar os objetos a partir de critérios; o docente pode rotular caixas, representando, com imagens e números, a quantidade de objetos que nelas devem ser guardados


E) Votação para atividades do cotidiano , como escolha de um nome para a turma ou de uma brincadeira a ser realizada. Tal atividade tem a função de comparação de quantidades, mas também torna os estudantes participantes das decisões coletivas, favorecendo a autonomia.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 397

Vamos para o Anterior: Exercício 395

Tente Este: Exercício 455

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.30ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 7ms))