PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FUNCERN 2019)
A prática escolar tem, atrás de si, condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Com base na classificação das tendências pedagógicas no contexto da história da educação brasileira, analise o fragmento de textual, a seguir:
“A aprendizagem de informações e conceitos é tarefa exclusiva da escola. Os conhecimentos teóricos são apresentados gradativamente às crianças após o ingresso nas instituições formais de ensino. Eles são finitos e determinados. Ao final de um determinado grau de escolarização, a pessoa pode se considerar formada, ou seja, já possui conhecimentos e informações para iniciar em alguma profissão”. Fonte: KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino presencial e a distância. 5ª Ed. Campinas,SP. Papirus,2003. Página 30.
Trata-se de uma descrição que se identifica com a tendência
A) pedagogia progressista renovada não diretiva.
B) pedagogia liberal libertadora.
C) pedagogia liberal tradicional.
D)
pedagogia progressista tecnicista.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 255
Vamos para o Anterior: Exercício 253
Tente Este: Exercício 279
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia