PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (CETRO 2008)
Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que
A) a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente por se caracterizar como capacidades cognitivas universais, não se vinculam direta ou indiretamente à experiência escolar.
B) a experiência escolar é fundamental para que as capacidades cognitivas básicas sejam caracterizadas como cognitivos universais, além de ser um diferencial nos resultados de pesquisas, nos grupos culturais mais desenvolvidos.
C) a educação escolar propicia aos sujeitos o exercício de suas capacidades de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc porque se tratam de características cognitivas universais.
D) as experiências de sala de aula podem propiciar aprendizagens específicas que permitem ao sujeito utilizar de modo efetivo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, na resolução de problemas.
E) experiências escolares podem favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas básicas, desde que não se caracterizem como capacidades cognitivas básicas universais.
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