PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FCC 2011)
Delia Lerner, ao narrar o percurso de processos de capacitação de professores para o ensino da leitura e da escrita, conclui que duas condições parecem ser necessárias para torná-los fecundos:
A) Que o capacitor se esforce para entender os problemas apresentados pelos professores, as razões de pensarem como pensam e decidir o que decidem, assim como para fazer com que os professores se sintam autorizados a atuar de forma autônoma, tendo razões próprias para tomar e assumir decisões.
B) Pôr em primeiro plano os conteúdos psicológicos e linguísticos por serem estes os fundamentos do ensino da escrita e da leitura e, aplicar tais conhecimentos na produção de respostas aos problemas que os professores devem enfrentar na tarefa cotidiana em sala de aula.
C) Investigar rigorosamente as situações didáticas narradas pelos professores e, explicar, detalhadamente, a aplicação em sala de aula, das atividades apresentadas como exemplo, para que as aprendizagens dos alunos se realizem nos conteúdos específicos da leitura e da escrita.
D) Priorizar a tomada de consciência, pelos professores, do ato de escrita e da leitura e apresentar-lhes os critérios a partir dos quais devem analisar as atividades de ensino que realizam em sala de aula.
E) Definir previamente quais são os problemas desafiantes para os professores, fazendo destes o objeto de tratamento no contexto da capacitação e, reconhecer, como ponto de partida, que capacitores e professores têm preocupações distintas em relação ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita.
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