PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (VUNESP 2019)
A rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A apresentação de novos conteúdos às crianças requer diferentes estruturas didáticas, e essas estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias que podem ser agrupadas em três grandes modalidades: atividade permanente, sequência de atividade e projetos. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1, a respeito dessas modalidades, é correto afirmar que
A) a realização de atividade permanente depende de várias etapas de trabalho que devem ser planejadas e negociadas com as crianças para que elas possam se engajar e acompanhar o percurso até o produto final. Essas atividades derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados e estão dentro de um contexto específico.
B) a característica principal da sequência de atividades é a visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhado com as crianças. É a escolha dos conteúdos e as prioridades elencadas que definem o tipo de sequência de atividades a serem realizadas com frequência regular, diária ou semanal, em cada grupo de crianças.
C) as sequências de atividades são aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. Consideram-se sequência de atividades, entre outras, as brincadeiras no espaço interno e externo, roda de história e roda de conversas.
D) atividades permanentes são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São encadeadas com a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposições.
E) os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possuem duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das etapas, o desejo e o interesse das crianças.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 464
Vamos para o Anterior: Exercício 462
Tente Este: Exercício 371
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia