Procura

Direito constitucionalTeoria da constituição


EXERCÍCIOS - Exercício 480

  • (FGV 2008)

Senador da República apresenta projeto de emenda constitucional, aduzindo ser necessário restringir a utilização do habeas corpus tendo em vista a necessidade de combater o crime organizado, notadamente aquele do colarinho branco, bem como os grupos armados que, pelo tráfico de drogas, aguçam a violência urbana. À luz das regras constitucionais em vigor, pode-se afirmar que:



A) o sistema constitucional proíbe a apresentação da emenda por ferir direitos individuais.

B) situações de calamidade pública, aí incluída a social, permitem limitar quaisquer direitos, sendo completamente livre o constituinte derivado.

C) desde que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no exercício de suas atribuições regimentais, aprove o projeto, estará sanado qualquer eventual vício de inconstitucionalidade.

D) a emenda colide com a perspectiva republicana.

E) somente o plenário do Senado poderá aferir a constitucionalidade e oportunidade da medida, que será submetida, necessariamente, a referendo popular.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 481

Vamos para o Anterior: Exercício 479

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=50.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=18.87ms))((ts_substr_c=6.45ms))((ts_substr_im=1.39ms))
((total= 77ms))