Procura

Administração públicaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 377

  • (FDC 2014)

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidadedo plano é marcada por três variáveis principais:


A) a definição dos atores sociais envolvidos na ação; a seleção dos problemas; a definição dos resultados esperados com as ações implementadas.

B) a seleção dos problemas; a seleção dos meios políticos, econômicos, cognitivos e organizacionais para enfrentar os problemas; a busca dos resultados como consequência do uso dos meios para enfrentar os problemas.

C) a seleção dos objetivos estratégicos; a definição das operações, ações e projetos necessários para realizá-los; a definição dos indicadores de monitoramento e avaliação.

D) a definição dos resultados a serem alcançados; a seleção dos indicadores de monitoramento e avaliação; a identificação dos atores responsáveis pelas ações.

E) a definição dos cenários prospectivos; a seleção dos objetivos estratégicos; a identificação das alternativas de ação para cada cenário e objetivo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 378

Vamos para o Anterior: Exercício 376

Tente Este: Exercício 319

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração pública






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 5ms))