Procura

PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 484

  • (IBFC 2015)

A realidade educacional no cotidiano de quem nele vive, se concebe o espaço escolar como um lugar de todos, sem distinção de classe, raça/etnia, sexo, religião, aparências, condições físicas e psicológicas. Mas, constata-se que as informações adquiridas pelos alunos, juntamente com a vivência de cada um deles, fornecem informações valiosas, porém fragmentadas que necessitam da intervenção de professores laicos na práxis pedagógica. Para a maioria dos discentes, prepondera a concepção de que a disciplina de ensino religioso nas escolas públicas é mais uma nos horários normais e possui o objetivo de proclamar a fé católica (CUNHA, 2011, p. 174). Os alunos percebem e identificam a necessidade de mudanças, entretanto, não conseguem evitar, e eles mesmos produzem equívocos que geram sentimentos de incapacidade de aceitar as escolhas do outro:

Assinale a alternativa que aponta para esta intolerância religiosa que se constata em muitos destes alunos:




A) Para os alunos a disciplina de ensino religioso nas escolas públicas é mais uma entre outras e possui o objetivo de proclamar a fé católica.

B) Nas relações de respeito se destacam tolerância e intolerância: contraditoriamente, ora se aceitam as diferentes religiões e, em outras, os alunos são produtores da intolerância, através do preconceito com o que não se conhece.

C) Quanto à investigação e compreensão das implicações do respeito, da tolerância dos alunos de escola pública com relação aos outros e a si próprio, é preciso indicar caminhos criteriosos que matizem as interfaces entre o vivido e o campo das relações de reciprocidade e convivência.

D) O ensino religioso deve contribuir para uma reflexão sistematizada acerca da problemática das controvérsias religiosas e da aceitação que os alunos têm de si próprios e dos outros.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 485

Vamos para o Anterior: Exercício 483

Tente Este: Exercício 457

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.07ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.70ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 8ms))