PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
O desenvolvimento moral da criança ocorre com base no desenvolvimento da afetividade e da racionalidade, a partir das interações sociais. Abordando aspectos desse desenvolvimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1ª a 4ª séries, afirmam que
A) em um estado de autonomia moral a criança julga mais culpado quem quebra dez copos sem querer do que quem quebra um copo intencionalmente.
B) no estágio heterônomo a criança interpreta as regras ao pé da letra sem considerar o seu espírito, a sua finalidade.
C) a criança, quando ouvida a respeito pelos mais velhos, defende o valor absoluto das regras morais e rotineiramente se comporta de forma coerente.
D) uma característica marcante da heteronomia é o fato de a criança conceber a si própria como pessoa legítima para criar e propor novas regras.
E) a autonomia moral é o estágio final do desenvolvimento moral, independentemente dos contextos sociais e afetivos em que o indivíduo está inserido.
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