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PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 145

  • (IF-SP 2015)

Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) caracterizam como áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: O planejamento e o projeto pedagógico curricular, a organização e o desenvolvimento do currículo, a organização e o desenvolvimento do ensino, as práticas de gestão, o desenvolvimento profissional e a avaliação institucional da escola e da aprendizagem. Sobre estas áreas é correto afirmar que:


A) O projeto pedagógico-curricular concretiza o processo de planejamento, considera o já instituído, como legislação, currículos, métodos, etc, mas tem também algo de instituinte. O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico e se manifesta no currículo formal, no currículo real e no currículo oculto. Quanto ao desenvolvimento profissional, a escola, como organização e contexto da ação dos professores, pode ajudar na vida pessoal e profissional do professor.

B) O projeto pedagógico-curricular concretiza o processo de planejamento, considera o já instituído, como legislação, currículos, métodos etc, mas tem também algo de instituinte. O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico e se manifesta no currículo formal e no currículo real. Quanto ao desenvolvimento profissional, a escola, como organização e contexto da ação dos professores, pode ajudar apenas na vida profissional do professor.

C) O projeto pedagógico-curricular direciona o processo de planejamento, se constroi pelo já instituído nas legislações, diretrizes, orientações curriculares, cabendo à escola resumir esses documentos, refletindo-os para serem adotados pela comunidade acadêmica. O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico e se manifesta no currículo formal, no currículo real e no currículo oculto. Quanto ao desenvolvimento profissional, a escola, como organização e contexto da ação dos professores, pode ajudar apenas na vida profissional do professor.

D) O Projeto político pedagógico resulta de práticas sistematizadas, determinadas e organizadas pela direção da escola, que divide as dimensões do projeto para que cada segmento da comunidade escolar (professores, servidores e alunos), opinem e elaborem em apenas uma das dimensões, que depois são agrupadas em um único documento. O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico e se manifesta no currículo formal, no currículo real e no currículo oculto. Quanto ao desenvolvimento profissional, a escola, como organização e contexto da ação dos professores, pode ajudar na vida pessoal e profissional do professor.

E) O projeto pedagógico-curricular concretiza o processo de planejamento, considera o já instituído, como legislação, currículos, métodos, etc, mas tem também algo de instituinte. O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico e se manifesta no currículo formal, currículo real e currículo oculto, porém o único que se concretiza na escola é o formal. As práticas de gestão dizem respeito apenas às ações de natureza técnico-administrativa.


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