PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
Num dos encontros destinados à formação continuada de agentes educadores do município, o tema abordado foi “Não existem práticas sem as respectivas concepções". Nessa ocasião, foram realizadas breves palestras, abordando do Parecer CNE/CEB n° 20/2009. Houve debates, reflexões e produção de propostas.
Esse processo formador propiciou a compreensão de que o desenvolvimento histórico da educação infantil
A) reflete as crenças religiosas a respeito da infância, responsáveis pelas práticas educativas predominantes, tanto no seio das famílias quanto nas instituições filantrópicas e centros educativos públicos oficiais.
B) corresponde, diretamente, ao desenvolvimento histórico da Psicologia do Desenvolvimento, a qual foi alterando a compreensão da infância e de sua importância para se chegar a adultos saudáveis e produtivos.
C) divide-se em dois grandes períodos: o tradicional, comum a visão humanista e religiosa da criança, educando-a em casa; e o moderno, próprio das sociedades capitalistas, com escola para todos, desde o desmame.
D) relaciona-se com os contextos socioeconômicos e culturais de cada época, refletindo a compreensão da infância e de seu lugar no desenvolvimento humano, bem como a presença de desigualdade social.
E) começa no século XIX, nas sociedades urbano-industriais, com as creches construídas junto às fábricas, para que as mães operárias deixassem seus filhos durante sua jornada diária de trabalho.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 74
Vamos para o Anterior: Exercício 72
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia