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PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 73

  • (VUNESP 2015)

Num dos encontros destinados à formação continuada  de agentes educadores do município, o tema abordado foi “Não existem práticas sem as respectivas concepções". Nessa ocasião, foram realizadas breves palestras, abordando do Parecer CNE/CEB n° 20/2009. Houve debates, reflexões e produção de propostas.

Esse processo formador propiciou a compreensão de que o desenvolvimento histórico da educação infantil




A) reflete as crenças religiosas a respeito da infância, responsáveis pelas práticas educativas predominantes, tanto no seio das famílias quanto nas instituições filantrópicas e centros educativos públicos oficiais.


B) corresponde, diretamente, ao desenvolvimento histó­rico da Psicologia do Desenvolvimento, a qual foi alterando a compreensão da infância e de sua importância para se chegar a adultos saudáveis e produtivos.


C) divide­-se em dois grandes períodos: o tradicional, comum a visão humanista e religiosa da criança, educando-­a em casa; e o moderno, próprio das sociedades capitalistas, com escola para todos, desde o desmame.


D) relaciona-­se com os contextos socioeconômicos e culturais de cada época, refletindo a compreensão da infância e de seu lugar no desenvolvimento humano, bem como a presença de desigualdade social.


E) começa no século XIX, nas sociedades urbano­-industriais, com as creches construídas junto às fá­bricas, para que as mães operárias deixassem seus filhos durante sua jornada diária de trabalho.



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