Procura

PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 328

  • (IF-SP 2015)

Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) apresentam quatro concepções de organização e gestão escolar: técnico- científica, autogestionária, interpretativa e democrática-participativa. Essas concepções refletem diferente posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Assim, o modo pelo qual uma escola se organiza se relaciona diretamente com seus objetivos. Relacione as colunas a seguir sobre as concepções de gestão escolar.
1 – Técnico-Científica
2 - Autogestionária
3 - Interpretativa
4 – Democrática-Participativa
( ) Privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora”, com valores
e práticas compartilhados. Considera a escola como uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva.
( ) Prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão do trabalho
escolar. Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação. Ênfase nas tarefas.
( ) Busca de objetividade no trato das questões da organização e da gestão,
mediante coleta de informações reais. Articulação da atividade de direção com a participação das pessoas da escola e que se relacionam com ela. Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
( ) Recusa as normas e a sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva. As decisões são coletivas (assembléias, reuniões), eliminação de todas as formas de autoridade e de poder. Ênfase nas inter-relações.

Assinale a sequência correta.


A) 3; 1; 4; 2.

B) 4; 1; 3; 2.

C) 1; 4; 3; 2.

D) 2; 3; 4; 1.

E) 3; 4; 1; 2.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 329

Vamos para o Anterior: Exercício 327

Tente Este: Exercício 206

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.33ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.18ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))