PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
Ao ler o edital do concurso para PEB II promovido pela Prefeitura de Suzano, Mariana verificou ser atribuição do cargo participar da elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Procurando fundamentar-se a esse respeito, recorreu à Lei n° 9.394/96 (LDB) e constatou que esta, ao tratar da gestão democrática do ensino público na educação básica (artigo 14), menciona o PPP, deixando clara a necessidade de se estabelecer uma relação entre escola e sociedade. A compreensão de Mariana a respeito dessa questão ampliou-se ao fazer a leitura da obra “Cidade Escola Aprendiz. Trilhas Educativas".
Levando em consideração a complementaridade dos textos consultados, Mariana concluiu corretamente que a elaboração do PPP
A) deve envolver uma parceria da escola com a comunidade, cabendo à primeira o protagonismo de deliberar e definir todos os itens do PPP, inclusive a finalidade da educação visada, e aos membros da comunidade, o papel de observadores.
B) só é legítima quando a parceria escola-comunidade busca a organização de um currículo capaz de adaptar plenamente os estudantes à sociedade, uma vez que a função primordial da educação nacional é manter o status quo.
C) tem que atentar para as questões da organização do cotidiano escolar dos estudantes, mas não pode perder de vista que os aspectos burocráticos e formais da educação devem ser priorizados, visto ser o PPP um documento oficial do sistema escolar
D) exige que os membros da comunidade abordem as dimensões administrativa e financeira da escola, deixando que o corpo docente trate da dimensão pedagógica, pois apenas seus integrantes estão legalmente aptos a conduzir a educação formal
E) implica em responsabilidade e compromisso da escola com as instituições que representam a comunidade (conselhos de escola, associações de pais e mestres, grêmios estudantis, entre outras), para que haja participação e envolvimento de todos.
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