Engenharia ambiental e sanitáriaPoliticas públicas normas e legislações ambientais
- (VUNESP 2021)
Considere a seguinte situação hipotética: uma das metas do planejamento territorial de uma paisagem agrícola, que integra um município do estado de São Paulo, é a recuperação de suas áreas degradadas, visando a diminuição de impactos ambientais negativos. Considerando a necessidade de restauração de uma área degradada, um Engenheiro Ambiental deverá indicar
A) o plantio total: plantio preferencialmente de espécies iniciais da sucessão, nos espaços não ocupados pela regeneração natural, em especial, em locais que alteram a boa presença de regeneração natural com locais onde ela não ocorre.
B) a condução de regeneração florestal: transpor o banco de sementes, por meio da retirada de camadas superficiais de solo, juntamente com a serapilheira, de uma área em estádio mais avançado de sucessão para a área-alvo de restauração florestal.
C) o plantio de enriquecimento: introdução de espécies, preferencialmente aquelas de estádios finais de sucessão, nas áreas alvo de restauração florestal.
D) o plantio de adensamento: plantio de mudas em toda área-alvo da restauração, realizando combinações das espécies em módulos ou grupos de plantios.
E) a nucleação: manter todo e qualquer tipo de espécie vegetal nativa (ervas, arbustos, árvores) que surgirem naturalmente e desenvolverem-se nas áreas- -alvo de restauração florestal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 206
Vamos para o Anterior: Exercício 204
Tente Este: Exercício 278
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária