Procura

DiversosDiversos (32)


EXERCÍCIOS - Exercício 410

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Definir termos como homem / arte / cultura negra, homem / arte / cultura afro-brasileira, afro-lusitana, afro-europeu e uma série de outros termos tem sido um desafio. Roberto Conduro em seu livro Arte afro-brasileira (2007) contribui para a discussão do ensino da arte na escola ao tratar esse desafio apresentando fatos e elementos visíveis de serem exemplificados nas variadas regiões e grupos sociais do / no Brasil.

CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ARTE, 2007 (Adaptação).

A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Como orientação pedagógica, o educador deve proporcionar com prudência e conhecimento aos estudantes, discussões artísticas, etnológicas, sociais e culturais, bem como a problematização estética e artística das obras, uma vez que um trabalho artístico acontece independente de gostos, interpretações e opiniões, mas como expressão de um momento,

PORQUE

II. como orientação pedagógica, o educador exerce um papel fundamental na formação de opinião e intelecto daquele ou daquela que está sendo formado como cidadão / cidadã. Esse educador tem uma grande responsabilidade com relação à discussão do tema da arte nos diversos contextos sociais.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.




A) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A afirmativa I é uma verdadeira, e a II é falsa.

D) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 411

Vamos para o Anterior: Exercício 409

Tente Este: Exercício 302

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.26ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 6ms))