Procura

DiversosDiversos (25)


EXERCÍCIOS - Exercício 494

  • (FCC 2018)

Paciente portador de esquizofrenia, 22 anos, sexo masculino, desde os 16 começou a apresentar dificuldades tanto de rendimento escolar quanto de relacionamentos sociais. Atualmente, em tratamento no CAPS, prevalece o quadro de embotamento afetivo, rede social pobre, alucinações auditivas e ideias de que a comida e a água de sua casa estão contaminadas. Apresenta crítica parcial da doença. Pretende trabalhar, pois se acha “velho” para estudar. Foi encaminhado para avaliação e inserção em projeto de Terapia Ocupacional. Os aspectos avaliados pelo terapeuta ocupacional e os objetivos gerais que podem ser traçados para este caso são, respectivamente:


A) Avaliação dos aspectos cognitivos que estão comprometendo suas funções executivas, orientação aos familiares sobre a doença e manejo do paciente em casa, e avaliar comportamentos disfuncionais. Os objetivos gerais incluem: desenvolver estratégias de aprendizado de novas formas de se relacionar e de contornar os déficits cognitivos, e inserção em oficinas de trabalho.

B) Avaliação do funcionamento ocupacional utilizando entrevistas com a família, psicólogo e assistente social; estimar o grau de independência e potencial agressivo; avaliar a capacidade de aprendizagem de novas habilidades. Como objetivos gerais: inserção em grupo para treino de habilidades sociais e monitoramento da raiva; psico-educação para desenvolver a crítica quanto à sintomatologia; desenvolvimento de hábitos e atitudes para o trabalho remunerado.

C) Avaliação dos aspectos das funções executivas principalmente memória operacional; avaliação das habilidades sociais e agressividade; qualidade da rede social e grau de adesão ao tratamento psiquiátrico. Os objetivos gerais incluem: o desenvolvimento da autoestima e auto eficiência nas AVDs e AVPS; inclusão em oficinas terapêuticas e encaminhamento para CECCO.

D) Avaliação do funcionamento nas áreas de desempenho sócio ocupacional, incluindo as atividades de vida diária, as atividades de vida prática, lazer e atividade principal (trabalho/estudo); rede de apoio social; projetos para sua vida. Os objetivos gerais são: desenvolvimento da autonomia e de estratégias para lidar com as dificuldades de realização das atividades; psico-educação para aumentar a crítica em relação à doença e reconhecimento de sintomas e situações estressoras, inserção em grupo terapêutico para vivência de formas de relacionamento interpessoal.

E) Avaliação do funcionamento ocupacional nas áreas de auto cuidado, auto manutenção, relacionamento interpessoal e grau de comprometimento funcional devido à sintomatologia. Objetivos gerais incluem: organização de sua rotina incluindo atividades de vida diária, atividades que envolvam responsabilidade e atividades de descanso/sono. Encaminhar para Residência Terapêutica tendo em vista que está persecutório em relação ao ambiente de sua casa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 495

Vamos para o Anterior: Exercício 493

Tente Este: Exercício 27

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.20ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.91ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 8ms))