DiversosDiversos (25)
- (FCC 2018)
Com raríssimas exceções, pode-se dizer que hoje não mais existem veículos com uma linha editorial. Essa coisa quase extinta é bastante difícil de se definir e as pessoas praticamente não percebem quando ela está lá. Inconscientemente, os leitores mais sensíveis sabem que determinado periódico tem uma “cara” com a qual eles se identificam - mas, se perguntados, não saberiam defini-la de maneira objetiva.(Adaptado de: BORGES, Julio Daio. A tal da linha editorial. In: Observatório da Imprensa) A partir do texto acima é correto afirmar que linha editorial
A) são as normas de trabalho impostas aos jornalistas, como horário de entrada, fechamento e as de redação e estilo, previstas no manual de cada empresa.
B) é o conjunto de textos publicados nas colunas e páginas de opinião que refletem a ideologia da publicação.
C) é o resultado da intersecção entre os textos publicados e o perfil dos jornalistas que compõem o corpo de redação.
D) é a percepção do público diante da abordagem e da angulação escolhidas na construção das notícias.
E) são valores e paradigmas da empresa jornalística que influenciam na construção e seleção de notícias.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274
Vamos para o Anterior: Exercício 272
Tente Este: Exercício 174
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos